24/07/2015

Django Unchained

Django Unchained (2012)
Director: Quentin Tarantino
IMDb: 8,5


Django Unchained conta-nos a história do escravo Django, protagonizado de forma exímia por Jamie Foxx, depois de ser libertado pelo pomposo caçador de recompensas Dr. King Schultz (Christoph Waltz). A acção decorre em 1858.

Schultz é claramente um homem educado, tendo exercido como dentista, e percebemos pelas suas acções que este é contra a escravatura. Os dois iniciam então uma viagem para procurar os irmãos Brittle, que têm uma recompensa pela sua cabeça quer sejam entregues mortos ou vivos. Rapidamente percebemos que Schultz precisa de Django para identificá-los e como tal este promete-lhe, a troco da sua ajuda, devolver-lhe a sua liberdade bem como ajudá-lo a encontrar a sua mulher Broomhilda von Shaft (Kerry Washingston) que havia sido vendida como escrava.

Ao longo do filme a relação entre os dois protagonistas vai-se intensificando e muitas são as vezes que Schultz protege Django contra os preconceitos raciais da época. Django conta a sua história e percebe-se que ele vê em Dr. King o amigo que nunca teve, depositando nele a sua confiança. 

Depois de toda a jornada à procura dos irmãos Brittle, a acção salta para março de 1859. Django e Schultz viajam juntos para o sul para tentar encontrar Broomhilda e é aí que eles descobrem que esta foi vendida a um homem chamado Calvin Candie (Leonardo DiCaprio). Candie é o proprietário da plantação "Candie Land" onde usa escravos (no filme chamados de mandingos) para lutarem uns contra os outros até à morte. Django vai adquirindo um sentimento de raiva contra Candie ao longo da acção mas atenua este sentimento com o pensamento de voltar a ver a sua mulher.

O filme conta ainda com a participação de Samuel L. Jackson como Stephen, mordomo leal de Candie, de quem Django não gosta desde o primeiro contacto. Django Unchained traz-nos cenas muito western-like e muita da violência e sangue habituais nos filmes de Tarantino. Quero ainda congratular Christoph Waltz pelo alto nível das suas actuações e por, na minha opinião, ser um dos melhores actores de Hollywood do momento.

O momento musical que escolho e defino como sendo o mais marcante é a música que abre o filme, Django, composta em 1966 por Luis Bacalov para o filme com o mesmo nome protagonizado por Frank Nero, que tem uma participação especial em Django Unchained. A música acompanha-nos enquanto vemos Django acorrentado juntamente com outros escravos, antes deste ser libertado por Schultz.


"D-J-A-N-G-O... The D is silent."

Sem comentários:

Enviar um comentário