12/08/2015

Better Call Saul (Season 1)

Better Call Saul (2015-)
Creators: Vince Gilligan, Peter Gould
IMDb: 9,0
Crime, Drama
AMC


Depois da conclusão épica daquela que para muitos foi das melhores séries alguma vez produzidas (quiçá a melhor), Breaking Bad, todos aqueles que acompanharam as peripécias de Walter White e Jesse Pinkman foram brindados com a notícia de que em 2015, dois anos depois do fim de BrBa, sairia uma spin-off que serviria de prequela a toda a trama vivida por Heisenberg e à construção do seu império de metanfetaminas: Better Call Saul.

Para quem esperava rever a dupla mais adorada da TV no pequeno ecrã, informo-vos já que por enquanto isso ainda não aconteceu mas segundo Vince Gilligan, estará para breve. Better Call Saul foca-se assim na vida do advogado criminal Saul Goodman (Bob Odenkirk), outro personagem muito querido dos fãs de Breaking Bad, mostrando as adversidades que teve de ultrapassar até ter o seu próprio negócio de advocacia.

Na série conhecemos Saul como Jimmy McGill, o seu verdadeiro nome, um homem que tenta começar uma carreira no mundo da lei. A vida não lhe sorri muitas vezes e o nosso protagonista, apesar de ter passado no exame da Ordem dos Advogados, nunca consegue ser aceite na empresa fundada pelo seu irmão, Charles "Chuck" McGill (Michael McKean) que sofre de hipersensibilidade a campos electromagnéticos, Hamlin, Hamlin & McGill, tornando-se assim inimigo de Howard Hamlin (Patrick Fabian), outro dos fundadores da empresa. A trabalhar para o seu nemesis, encontra-se o interesse amoroso de Jimmy, Kim Wexler (Rhea Seehorn).

Jimmy/Saul é um irmão dedicado, são várias as ocasiões em que este se desloca a casa de Chuck para o ajudar nas suas tarefas domésticas (dada a condição do seu irmão que nem consegue sair de casa), bem como um homem que tenta percorrer o caminho do bem e da justiça.

Mas para quem pensa que existe um grande desfasamento entre Breaking Bad e Better Call Saul, não se enganem. Esta spin-off traz-nos grandes memórias, referências ocultas e personagens já conhecidos referentes à sua prequela. Começarei por falar daquele que era um dos meus personagens preferidos, o avô badass, Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks). Em BCS vemos Mike a trabalhar num parque de estacionamento, frequentemente utilizado por Jimmy, e podemos observar ao longo da série o desenvolvimento da relação dos dois. Temos também um episódio dedicado apenas ao passado de Mike (para mim um dos melhores desta primeira temporada) onde o vemos a interagir com a ex-mulher (viúva) do seu filho e a sua neta, para quem este tenta estar sempre presente. Outra das grandes presenças é a de Tuco Salamanca (Raymond Cruz), vilão da primeira temporada de BrBa, no início dos seus negócios no mundo da droga.


Vídeo 1 - Jonathan Banks (Mike Ehrmantraut) numa das suas melhores cenas na série Better Call Saul.

Na minha opinião, este drama constante misturado com o toque de comediante de Bob Odenkirk fazem com que a série seja apetecível a um público bastante abrangente. Conheço pessoas que não quiseram ver esta prequela porque não queriam desiludir-se depois da elevada fasquia que BrBa nos deixou, mas se há uma coisa que esta série não faz é manchar o brilhantismo que Vince Gilligan utilizou na sua antecedente obra-prima.

Chegando agora ao momento musical, não sendo uma série que prima por grandes momentos musicais, quero destacar a música que saiu como promo antes desta estrear. Um ritmo bem ao estilo de Albuqueque, New Mexico, cheia de musicalidade e com um refrão muito, muito catchy.


Vídeo 2 - Música de promoção da série Better Call Saul.

"In legal trouble? Better Call Saul!"

Sem comentários:

Enviar um comentário