True Detective (2014-)
Criador: Nic Pizzolatto
IMDb: 9,3
Em 1995, vemos a evolução da peculiar relação entre Rusty e
Marty ao longo da também peculiar investigação do crime. A personagem
perfeitamente encenada por Matthew McConaughey mostra-se misteriosa e
indecifrável, com um pensamento bastante avançado e fora do normal, sendo
considerado por quase todos os que com ele convivem como uma pessoa
terrivelmente invulgar. A personagem encarnada por Woody Harrelson parece-nos
um sujeito normal, casado e com uma filha, sendo que é das únicas pessoas que
consegue criar uma empatia com Rusty.
Em 2012, 17 anos depois, vemos entrevistas de ambos os
parceiros, em separado, que vão falando sobre a investigação de 1995. É de
destacar aqui o fantástico trabalho da produção, que consegue realisticamente
criar uma marca temporal óbvia entre as cenas passadas em 1995 e em 2012, nas
personagens principais. É através destas entrevistas que percebemos, em
espécies de flashbacks, como Marty e
Rusty actuaram para tentar descobrir o homicida e como este caso influenciou
profundamente as suas vidas.
Man is the cruelest
animal é o mote desta primeira temporada e descreve perfeitamente o que
para mim é True Detective: a exploração do lado negro do ser humano. Neste
aspecto, a música torna-se muito relevante no envolvimento do espectador com a
série e com o que esta quer transmitir. Através da escolha de temas com uma
sonoridade obscura sente-se uma constante presença do mal tanto nas personagens
principais, como nas restantes personagens que os rodeiam, mostrando que
qualquer indivíduo tem os seus segredos e um lado que se recusa a mostrar.
A primeira música que tenho para apresentar é retirada da
introdução da série. O tema dos The Handsome Family encaixa perfeitamente com as
enigmáticas imagens que vão passando. Para mim esta introdução foi e será
sempre um sinal mais da série, juntando uma óptima produção de imagem a um
estilo de música tradicional do sul da América do Norte e do Louisiana.
O tema dos Grinderman que surge num dos episódios de True
Detective é um dos raros exemplos de uma sonoridade mais mexida. Normalmente,
há uma optação por melodias mais calmas utilizando-se muitas vezes o gospel ou
o blues. Neste caso, a situação em que esta música aparece merece algo muito
electrizante: uma cena de conflito entre gangues filmada durante 6 minutos sem
qualquer pausa.
Por fim, um tema que descreve melhor o que a sonoridade de
True Detective traz: um folk com toques de country, que mostra sempre qualquer
tipo de influência sulista.
True Detective, é para mim uma das melhores séries que saiu nos últimos anos, mais uma produzida com o já habitual selo de confiança da HBO, encontrando-se na elite das séries produzidas nos anos 2000.

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