The Way Way Back (2013)
Directors: Nat Faxon, Jim Rash
IMDb: 7,4
The Way Way Back traz-nos uma história bastante original sobre a vida de um rapaz de 14 anos chamado Duncan, interpretado por Liam James, que vive uma vida solitária até encontrar Owen (Sam Rockwell), gerente do parque aquático Water Wizz.
Há medida que visualizava o filme, a minha empatia por Duncan ia crescendo. O filme começa com uma viagem de carro, é verão e o protagonista viaja com a sua mãe (Toni Collette), o namorado desta, Trent (Steve Carell) e a filha dele, Steph (Zoe Levin). Nesta mesma cena, Trent pergunta a Duncan quanto é que ele acha que vale numa escala de 1 a 10, classificando-o como sendo um 3. Percebemos então que o rapaz não gosta do namorado da mãe e que só o suporta para ver a sua mãe feliz. A partir daí, rapidamente comecei a simpatizar com o mesmo.
Na minha opinião, o filme foi feito de maneira a que o espectador sinta raiva e vontade de intervir. Ou não fosse Duncan um rapaz mole e de poucas confusões. Todas as decisões da vida dele são tomadas por outros, sendo consequentemente humilhado por Trent ao longo da acção.
Mais tarde no filme, o pré-adolescente conhece Owen, numa pizzaria, enquanto este joga Pac-Man. O gerente do Water Wizz torna-se assim no seu único amigo, convidando Duncan para trabalhar no parque que gere. A resposta é afirmativa e finalmente vemos o protagonista a divertir-se pela primeira vez no filme (acreditem que ainda demora um bom bocado). Todos os dias, ele sai de casa na sua bicicleta de rapariga e pedala até ao local onde se sente realmente em casa.
O parque aquático Water Wizz torna-se no seu refúgio e eventualmente assistimos à libertação do espírito de 14 anos que vive dentro de Duncan. O seus amigos começam a ser o pessoal do staff mas é com Owen que o rapaz se sente à vontade para desabafar sobre os problemas que tem em casa, nomeadamente a sua relação com Trent.
Para mim, a melhor interpretação desta película é a de Sam Rockwell que acaba por ser a figura paterna na vida do protagonista, defendendo-o do padrasto, ajudando-o a conquistar Susanna (AnnaSophia Robb) e tornando-se num verdadeiro amigo seu.
Quanto ao momento musical, a minha escolha vai para Can't Fight This Feeling dos REO Speedwagon. Esta música é cantada pelo protagonista enquanto se encontra deitado no tejadilho do carro do namorado da mãe. Creio que a escolha deste tema tem muito a ver com a personalidade de Duncan e também com as referências aos anos 80 que vamos encontrando ao longo dos 103 minutos de filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário