26/09/2015

Graceland

Graceland (2013-)
Creator: Jeff Eastin
IMDb: 7,8
Action, Crime, Drama
USA


Paul Briggs. Mike Warren. Johnny Tuturro. Charlie DeMarco. Dale Jakes. Paige Arkin. O que é que estas seis pessoas têm em comum? Mentir é a sua vida.

A série Graceland, do mesmo canal que nos trouxe Mr. Robot, conta-nos a história de seis agentes infiltrados do FBI que vivem todos na mesma casa. Casa essa nomeada com o mesmo nome da mansão oficial de Elvis Presley: Graceland.

Tudo começa quando o agente recém-formado Mike Warren (interpretado por Aaron Tveit que participou no remake de Les Misérables como Enjolras) se muda para Graceland para obter um treino especial da "lenda" do FBI, Paul Briggs (Daniel Sunjata). As coisas começam por correr bem até que o nosso protagonista é instruído com a missão de investigar o seu mentor secretamente. Rapidamente se cria uma teia de mentiras e as desconfianças aumentam à medida que cada agente passa os seus dias infiltrado com criminosos perigosos. 

A série explora muito as relações entre os nossos seis polícias bem como a sua vida pessoal. Jakes (Brandon Jay McLaren) vive atormentado com um erro do seu passado e não pode ver o seu filho por causa da relação que tem com a sua ex-mulher e do seu histórico de alcoolismo. Johnny (Manny Montana) é o brincalhão da casa, sempre bem disposto e com um sorriso na cara, o que faz com que os outros agentes confiem nele para guardar segredos. Charlie (Vanessa Ferlito) é quem tenta resolver todos os conflitos e talvez seja a pessoa que vê o bem em tudo e que acredita que há sempre algo a ser feito antes das piores opções serem tomadas. Paige (Serinda Swan) é a agente bonita, com isto quero dizer que os seus atributos ajudam no seu trabalho e também a enfeitiçar Mike.


Para uma série tão boa como esta, acho sinceramente que o trailer é fraco e sem conteúdo. Não pensem que vão encontrar uma dose de acção com más interpretações e clichés que tornam o fim de cada temporada previsível. Pelo contrário, para além dos plot twists que ajudam na intriga, por vezes nem sempre tudo corre bem e as duas vidas de cada agente acabam por se cruzar, tornando o seu trabalho cada vez menos exequível. 

Cada temporada traz-nos um vilão principal, obviamente criminoso, que cria relações com alguns dos protagonistas, não sabendo a verdadeira identidade destes. Na primeira temporada, a equipa trabalha junta para derrubar o Caza Cartel. Os principais vilões são Jeremiah Bello (Gbenga Akinnagbe), traficante de armas e de drogas e Jangles (Vincent Laresca), um Mexican Federale que é na realidade o hitman do Caza Cartel e cujo nome lhe é dado pelo FBI por causa do barulho das suas chaves a tilintar durante os seus assassinatos. Na segunda temporada, o grande mauzão é um polícia corrupto que trabalha para a LAPD's Gang Task Force, Sid Markham (Carmine Giovinazzo). E da terceira e última temporada até à data, Ari Adamian (Rhys Coiro) que faz parte da família de mafiosos Sarkissian é o inimigo a abater.

Chegando agora ao momento musical, tive alguma dificuldade nas minhas escolhas porque esta não é uma série que dê grande importância às músicas utilizadas. Escolhi então uma música que consta do primeiro episódio da série e outra que consta do último (3ª temporada). Acho que estas duas funcionam quase como "antónimos", servem para demonstrar o contraste entre como tudo corria bem no inicio da entrada de Mike Warren em Graceland e como tudo se degradou ao nível da confiança que tinham uns nos outros. A música Wild interpretada por Adam Jones e K.S. Rhoads marca a saída de um personagem da casa e como essa decisão deixa todos devastados. Enquanto Me Gustas Tu do francês com origem espanhola Manu Chao inspira tudo menos tristeza.




"Your lies are your life."

Sem comentários:

Enviar um comentário