07/10/2015

Donnie Darko

Donnie Darko (2001)
Director: Richard Kelly
IMDb: 8,1
Drama, Sci-Fi


A par de Shutter Island, Donnie Darko é capaz de ser um dos filmes mais complexos que alguma vez vi. Confesso que quando acabei de o ver, tive de ir procurar a explicação do mesmo e só assim percebi que nada neste filme está entregue ao acaso. Todos os acontecimentos bizarros e situações que nos parecem não ter nexo, têm no fundo um significado que desafia as leis da física.

Nesta obra cinematográfica, Jake Gyllenhaal (com apenas 21 anos), deu os primeiros passos para uma grande carreira no mundo da 7ª arte, fazendo o papel de um rapaz mentalmente perturbado de nome Donnie Darko. Curiosamente, Jake contracena com a sua irmã, Maggie Gyllenhaal, que no filme é Elizabeth Darko, irmã de Donnie.


28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. O filme começa com a informação de que é este o tempo até o mundo acabar. E ninguém melhor para carregar tal fardo do que o conturbado Donnie. Esta notícia é-lhe dada por uma figura que nos parece fazer parte da ilusão constante em que o nosso protagonista vive, um homem vestido com um fato de coelho (e dito assim parece algo fofo mas o melhor adjectivo para o caracterizar é assustador) que se dá pelo nome de Frank.


Rapidamente percebemos que Frank surgiu para desencaminhar a vida do rapaz Darko, e aqui começamos a perceber o porquê da escolha deste apelido ou não fosse tudo muito sombrio nesta película. Donnie começa a obedecer ao homem-coelho cometendo uma série de crimes e o jogo de manipulação vai-se tornando cada vez mais perigoso. Até aqui tudo nos parece como uma outra versão de Fight Club até que é introduzido o elemento que muda toda a história. Um livro. Apenas um livro tem o poder de mudar todo o significado do filme e elevá-lo a um patamar científico de extraordinária grandeza e inteligência. The Philosophy of Time Travel, escrito por Roberta Sparrow (interpretada pela já falecida Patience Cleveland) vem dar alguma base de sustentação a toda a trama, embora ainda seja relativamente difícil compreender e conectar todos os elementos.

Recomendo este filme para quem gosta de pensar um bocado e exercitar o seu cérebro ao mesmo tempo que se encontra numa actividade de relaxamento. Donnie Darko é sem dúvida uma obra-prima do cinema mundial, bem como um filme que será relembrado durante muitos anos. Vale a pena também procurarem a explicação do mesmo para perceberem o quão bem tudo está estruturado, desde alguns pormenores que nos escapam porque pensamos ser irrelevantes até à existência de Frank na mente de Donnie.

Para finalizar este artigo, escolhi dois temas que representam dois grandes momentos do filme. São duas grandes músicas, já conhecidas mundo fora. Uma é a conhecidíssima Love Will Tear Us Apart dos Joy Division que faz todo o sentido depois da visualização desta obra. A música surge numa cena em que Donnie e o seu interesse amoroso Gretchen Ross (Jena Malone) vão a uma festa.

A minha outra escolha vai para uma cover dos Tears For Fears da música Mad World do Gary Jules. Podemos ouvi-la durante as cenas finais do filme e aí quando já souberem do que é que se trata este Donnie Darko vão concordar que não poderia ter havido uma faixa melhor para finalizar o filme.



Algumas curiosidades:  

 - Donnie Darko começa com um acidente de avião e por causa do 11 de setembro de 2001, a sua estreia internacional foi adiada quase um ano.

 - Não sendo muito comum neste tipo de filme, Donnie Darko tem uma sequela chamada S. Darko sobre a irmã mais nova de Donnie, Sam Darko (Daveigh Chase), onde esta começa a ter sonhos estranhos que indicam que um possível evento catastrófico poderá acontecer brevemente. Este filme não foi realizado por Richard Kelly, nem está relacionado com o realizador. 

"You are a product of fear."

Sem comentários:

Enviar um comentário