25/03/2017

Gogol Bordello


Ainda me lembro de quando em 2010 fui ao primeiro Alive da minha vida, na altura Optimus Alive e não NOS Alive, e fiquei abismado com a verdadeira festa cigana que é um concerto dos Gogol Bordello, desde a maneira excêntrica de como Eugene Hutz toca guitarra até ao frenesim com que Sergey Ryabstev dedilha o seu violino. Mais energético do que aquilo era impossível!

Mas voltando agora a uns meses antes do concerto...

Conheci os Gogol Bordello da mesma maneira que muita gente os conhece - através da música Wonderlust King - o single mais famoso do álbum Super Taranta! de 2007. Tanto a música como a sua sonoridade cresceram em mim e não demorei muito a procurar outros temas da banda. O amor por músicas como Ultimate, Harem in Tuscany ou a balada Alcohol foi imediato e pouco tempo depois, Super Taranta! passou de algo digital para um CD palpável nas minhas mãos. Muitas viagens de carro fiz a ouvir aquela festividade musical que tanto me agradou.


Depois de quase todas as letras das músicas do álbum de 2007 decoradas, comecei a explorar Gypsy Punks: Underdog World Strike de 2005. Rapidamente notei as parecenças com o seu predecessor graças a músicas como Sally, 60 Revolutions, Not a Crime ou a mais conhecida Start Wearing Purple. Foi nesta fase que me chegou a conhecimento que em 2010, a banda de Eugene Hutz iria lançar o seu 5º álbum de originais, Trans-Continental Hustle (onde a inspiração para a escrita das músicas se deveu ao facto de Hutz ter ido viver para o Brasil). Se neste ponto a história de amor entre mim e os Gogol estava incompleta, então digo-vos que foi depois dos primeiros dois singles que se consumou. Pala Tute e Immigraniada (We Comin' Rougher) são dois temas que adoro e que contêm em si tudo o que esta banda é na verdade. E o que é que são os Gogol Bordello? Para mim, são um misto de cidadãos de diversas nacionalidades, que combinam o som de instrumentos atípicos (não numa banda deste género mas sim numa banda comum) e transformam qualquer álbum ou concerto seu num puro arraial cigano. Lembro-me no Alive de que esperava já cansado pelos Gogol, depois de um concerto muito mexido de punk celta com os Dropkick Murphys, mas quando vi e senti a banda em palco foi como se toda a energia voltasse outra vez.


Em 2013, sai Pura Vida Conspiracy, para mim um álbum menos festivo e mais ponderado. O toque cigano manteve-se obviamente mas o toque punk perdeu-se um bocado, talvez excepto em faixas como We Rise Again e Lost Innocent World, que foram as minhas duas preferidas. De resto confesso que não liguei muito a este LP mas que continuo a ouvir semanalmente músicas de Super Taranta! e Trans-Continental Hustle. Depois de em 2010 me ter apaixonado pelo espectáculo que é ver os Gogol a actuar ao vivo, desloquei-me ainda em 2011 ao Campo Pequeno para ver mais um concerto dos gypsys aquando da digressão Break the Spell Tour. Mais uma festa incansável onde a banda deu tudo e sem falhas de som como tinha acontecido anteriormente no festival. A setlist escolhida foi magnífica (http://www.setlist.fm/setlist/gogol-bordello/2011/campo-pequeno-lisbon-portugal-bd2014e.html) e a banda que abriu esteve também muito bem: os Che Sudaka.


Algumas curiosidades:

- Os Gogol Bordello são compostos actualmente por 8 músicos de diversas nacionalidades (tal como tinha mencionado acima neste artigo): Eugene Hutz da Ucrânia, Sergey Ryabstev da Rússia, Pamela Racine dos EUA, Thomas 'Tommy T' Gobena da Etiópia, Pedro Erazo do Ecuador, Oliver Charles dos EUA, Boris Pelekh dos EUA e por fim, Pasha Newmer da Bielorússia.
- 'Gogol' vem de Nikolai Gogol que tentou introduzir a cultura da Ucrânia na sociedade russa, tal como os Gogol Bordello tentaram e conseguiram introduzir a música cigana no mundo dos países de língua inglesa e 'Bordello' significa bordel em italiano.
- O single Start Wearing Purple surgiu antes de Gypsy Punks: Underdog World Strike, no primeiro álbum da banda, Voi-La Intruder de 1999.
- O concerto de 2011 no Campo Pequeno acabou com o tema Mala Vida, algo raro de se ouvir num concerto ao vivo da banda porque consta do EP East Infection de 2005.
- Há uma versão ao vivo de La Isla Bonita de Madonna que conta com a participação de Hutz e Sergey. Tudo isto porque Hutz foi o protagonista do filme Filth and Wisdom de 2008, realizado pela rainha pop.

"In the old time, in the old time/In the old time it was not a crime!"

Sem comentários:

Enviar um comentário