15/10/2015

Sherlock

Sherlock (2010-)
Creators: Mark Gatiss, Steven Moffat
IMDb: 9,3
Crime, Drama, Mystery
BBC


Sir Arthur Ignatius Conan Doyle, foi um escritor britânico que ganhou notoriedade pela escrita das mirabolantes histórias do detective Sherlock Holmes. 


Sherlock é então a adaptação aos tempos modernos das peças de Sir Arthur

Esta série é provavelmente uma das poucas a ter um elenco bastante conhecido. Ninguém melhor para executar o papel de Sherlock Holmes do que Benedict Cumberbatch, que já esteve nomeado para um Óscar na categoria de Melhor Actor pelo seu papel em The Imitation Game. Como não há Sherlock sem o seu braço direito John Watson, o actor encarregue deste mesmo papel é o hobbit mais conhecido do cinema, Martin Freeman. Esta adaptação conta ainda com Andrew Scott (Jim Moriarty, nêmesis do nosso detective), Mark Gatiss (Mycroft Holmes, irmão de Sherlock), Rupert Graves (Lestrade, polícia que ajuda o duo na luta contra a criminalidade) e Una Stubbs (Mrs. Hudson, a adorável senhoria do famoso prédio localizado em 221B Baker Street).


Cada temporada é composta por 3 episódios, cada um com cerca de hora e meia. Ao longo de cada um esperem encontrar momentos divertidos, protagonizados por um duo de actores que se conhece muito bem (Cumberbatch e Freeman), momentos eloquentes que advêm da singular personalidade de Sherlock e também momentos dramáticos, que ocorrem durante a resolução de cada caso.

Sherlock Holmes é um homem dotado de uma inteligência rara, que se preocupa mais com as pessoas do que aquilo que pensa. A sua arrogância causa por vezes alguns arrufos com o seu melhor amigo Dr. Watson, mas ao longo da série vamos acompanhando a evolução de Sherlock e a maneira de como o personagem muda, tornando-se mais adulto até, e passa a reconhecer os seus erros.
Todos os casos são relativamente fáceis de deslindar para o nosso detective, mas por vezes surgem personagens que Sherlock não consegue "ler"* e estes tornam-se os seus maiores desafios. 
Jim Moriarty, eterno inimigo de Holmes, prova-se como o seu maior enigma. Quase impossível de decifrar, Moriarty complica a vida do protagonista, levando-o a um jogo de gato e rato interminável. Este vilão possui também um alto nível de inteligência e é quase como um Sherlock maligno.

* Sherlock Holmes tem uma facilidade impressionante para ler pessoas, descobrindo assim traços pessoais de cada um que examina.




Esta série fascina-me por todos os quebra-cabeças impostos por cada crime, desde bizarras histórias sobre um cão gigante que mata pessoas (The Hounds of Baskerville) até a um milionário que guarda toda a informação na sua cabeça (His Last Vow). Cheia de interpretações do tamanho do mundo, esta é uma peça televisiva que recomendo a todos os fanáticos por séries policiais com pés e cabeça. Sem dúvida, um verdadeiro must see!

Chegando agora ao momento musical, vou-me ficar pela música que introduz cada episódio. Este tema foi composto por David Arnold e Michael Price e os dois compositores trabalharam juntamente com produtores e músicos para chegar a uma música que definisse de alguma maneira a série e o personagem principal. Na minha opinião, tanto a música como a intro têm tudo a ver com o ambiente vivido e são características de uma série britânica tal como esta.


"I am not a psychopath, I am a high-functioning sociopath."

Sem comentários:

Enviar um comentário