29/02/2016

The Revenant

The Revenant (2015)
Director: Alejandro González Iñárritu
IMDb: 8,2
Adventure, Drama, Thriller


Confesso que só descobri Alejandro González Iñárritu quando em 2014 vi Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance). Filme este que em nada se compara com The Revenant mas no entanto, o brilhantismo concepcional e a arte fotográfica são características mútuas de ambas as películas.

The Revenant é uma aventura western baseada no livro com o mesmo nome, escrito por Michael Punke.

Hugh Glass é um caçador que é incrivelmente interpretado pelo actor que andava à 'caça' de um Óscar há bastante tempo, Leonardo DiCaprio. Nos momentos iniciais do filme, percebemos que Glass é um homem que tem um grande sentido de carinho e protecção em relação ao seu filho, Hawk, que é resultado de uma aventura amorosa que este teve com uma mulher nativa. O protagonista revela-se como um perito em orientação florestal e como tal, o capitão Andrew Henry confia nele para decidir quais os melhores percursos para assegurar a sobrevivência do grupo que lidera. Isto faz com que um elemento deste bando de caçadores se sinta com inveja, guardando ódio para com Glass: John Fitzgerald - que na minha opinião foi eximiamente bem interpretado por Tom Hardy -  que se torna então no vilão desta história quando decide abandonar Glass após este ficar às portas da morte depois de um ataque por parte de um urso.

Leonardo DiCaprio já mereceu Óscares por filmes como The Aviator, Blood Diamond ou até mesmo o mais recente The Wolf of Wall Street, mas é em The Revenant que o seu potencial como actor atinge um pico (e sim, estou ciente do número de duplos utilizado). O actor demonstra raiva e ódio de uma maneira que prende o espectador ao filme, que nos faz torcer pela sua sobrevivência no meio de todos aqueles perigos. A escolha da filmagem ser feita apenas com luz natural ajudou muito e conferiu ao filme um peso tal que é impossível não sentir um cansaço mental enquanto o assistimos. A soundtrack é brilhante, outro ponto muito forte, através dela consegui sentir o contraste entre a opulência de Fitzgerald e a simplicidade de Glass. Os planos são de pura beleza, paisagens de tirar o fôlego que demonstram a natureza na sua forma mais crua mas no entanto com a sua magnificência devida.

Já não me sentia desta maneira há algum tempo ao ver um filme, se bem me lembro a última vez foi ao ver Shutter Island, um filme muito distante deste The Revenant, mas no entanto cruzam-se nas parecenças pelo ambiente pesado que se vive constantemente. Dois realizadores excepcionais trabalham com um actor excepcional (note-se que Shutter Island foi realizado por Martin Scorsese).

Ao falar tão bem da prestação de DiCaprio, não quero que pensem que esta peça cinemática apenas se cinge a isso. Tom Hardy como John Fitzgerald é um regalo para a vista. Hardy já há muito tempo que consta da minha lista de melhores actores por filmes como RocknRolla, Tinker Tailor Soldier Spy, Warrior, Lawless ou pelo também nomeado para melhor filme este ano, Mad Max: Fury Road mas foi agora em The Revenant que vi a sua melhor actuação. Toda a raiva que Glass sente por Fitzgerald, vocês enquanto espectadores sentirão também. Quero ainda destacar o papel de Will Poulter como Bridger, um rapaz que tem de se submeter às decisões do vilão desta trama dramática.


Para terminar, o TOXIC HORIZON felicita o actor Leonardo DiCaprio pelo Óscar conquistado nesta 88ª cerimónia dos mais prezados prémios do cinema.


"I ain't afraid to die anymore. I'd done it already."

Sem comentários:

Enviar um comentário