28/02/2017

Sons of Anarchy

Sons of Anarchy (2008-2014)
Creator: Kurt Sutter 
IMDb: 8,6
Crime, Drama, Thriller


Esta foi a série que me manteve ocupado nas últimas semanas. Vi todas as 7 temporadas e não quis saber absolutamente de mais nada. Sons of Anarchy foi algo que cresceu dentro de mim e que desde o primeiro episódio me prendeu (não sei se por ser um fã garrido de Breaking Bad ou não). Neste artigo não vou resumir a história de toda a série, vou simplesmente tentar transmitir através das minhas palavras toda a emoção e sentimento que esta série acarreta, bem como a maneira de como todos e quaisquer pormenores se interligam formando uma das melhores e mais inteligentes narrativas a que já assisti. Outro dos pontos altos da série é a escolha musical perfeita que se enquadra genialmente nas cenas mais 'pesadas'.

A primeira temporada de SoA estreou a 3 de setembro de 2008 no canal FX (pena só ter começado a ver agora em 2017). Rapidamente nos afeiçoamos e identificamos com alguns dos personagens, obviamente não pelo lado criminoso mas sim pelo sentido que todos dão à palavra irmandade e pelo respeito e amor vividos dentro deste clube de motoqueiros. Jackson "Jax" Teller (Charlie Hunnam) é inicialmente o vice-presidente dos Sons e dentro dele vive um conflito sobre qual seria a melhor direcção que o seu clube deveria tomar, motivado pela vontade que o seu falecido pai John Thomas "J.T." Teller tinha de tirar o clube para fora do tráfico de armas. Confesso que antes da série só conhecia o Charlie do filme Pacific Rim de 2013 e aí já tinha gostado da sua prestação, então depois da série tornou-se num dos meus actores preferidos. Um bocado como aconteceu com muita gente e o Bryan Cranston.

SAMCRO (Sons of Anarchy Motorcycle Club, Redwood Original) 


Ainda me lembro de quando no início fiquei espantado ao descobrir que 'Sam Crow' não era uma espécie de líder superior que nunca aparecia mas sim a sigla do próprio clube, SAMCRO. Quando tudo começa e conhecemos os membros dos Sons of Anarchy, sabemos que há ranks dentro de cada filial. Os SAMCRO estão sediados em Charming, uma cidade fictícia na Califórnia. Desde a primeira temporada até à quarta, os ranks nunca se alteram e sendo que Jax é o vice-presidente, então obviamente teria que existir um presidente, Clarence "Clay" Morrow (Ron Perlman de Hellboy) que é também um dos antagonistas principais da série. O rank de sargento-de-armas pertence a Alex "Tig" Trager (Kim Coates). Mais tarde com o desenrolar da história existem algumas mudanças nesta hierarquia mas isso deixo para quando virem a série. 

Outros dos membros mais importantes dos SoA são Filip "Chibs" Telford (Tommy Flanagan), Happy Lowman (David LaBrava), Juan Carlos "Juice" Ortiz (Theo Rossi), Robert "Bobby Elvis" Munson (Mark Boone Junior), Harry "Opie" Winston (Ryan Hurst), Piermont "Piney" Winston (William Lucking) e "Big Otto" Delaney (Kurt Sutter, criador da série). Admito que tenho saudades de ouvir o sotaque irlandês do Chibs a dizer "Previously on Sons of Anarchy...".

             ,
          .//
        /(_(
      /     \===[]\    ____-------__               __________           ,
     /       ~-//(\0~~~             ~\          /~~ _--------~~~~~~~~~~"|
    (|          ~--__                 |________/ _-~                   /
     \.__        ____~~--_            \_______//~            ______---'
         ~~--_   \\\\     ~\                              _-~~~~|=
     _ ----/ /~\.  \\\\     `\------__                 _-/ _-~~~~- _
  _-~ ___ / / ~-_\. ~~~~~     `\      \             _-~/_/~         ~-_
 /-~~~_-|/ /     \ \            `\______\_       _-~./ /    _-----_    \
;    / \/_//`\    . \             \       \    |~\-/./~----/_\__/ /\    .
|   | \((*))/ |   |  |_            \/~~~\  |---| /./__________(0))  |   |
|    \  |~|  /    | /~              |    )/--\o-'~--' |    \  |~|  /    ,
 \    ~-----~    / /                 \.__/_______/     \    ~-----~    /
  ~-_         _-~ '--------------------'                `-_         _-
     ~ ----- ~                                             ~ ----- ~

Voltando agora ao protagonista, Jax Teller é durante a série pai por duas vezes, a primeira graças à gravidez da sua ex-mulher viciada em heroína Wendy (Drea de Matteo), de onde nasce Abel; e a segunda com o amor da sua vida, a Dra. Tara Grace Knowles (Maggie Siff), de onde nasce Thomas. Jax tenta afastar o perigo e os negócios do clube da sua família mas por vezes é-lhe difícil honrar essa promessa, visto que a única forma que ele inicialmente encontra para sustentar a sua família é sendo um criminoso e um assassino. Mas porque é que gostamos tanto do personagem em si? A resposta é simples, todos adoramos o anti-herói que tem os morais certos mas que os aplica da maneira errada. 


Várias vezes é explorada também a relação de Jax com a sua mãe Gemma Teller (Katey Sagal), uma mãe e avó disposta a ir contra tudo e todos pelo bem da sua família e do 'seu' clube. É engraçado ver como todos os membros gostam de Gemma. Tal é comprovado pelo facto de que todos a tratam por mãe. Nada mais se esperava da viúva de J.T., mulher de Clay Morrow e mãe de Jax Teller.


Sons of Anarchy conta-nos a história de um rapaz que se queria tornar rei mas que se perdeu nos meios que usou para atingir esse fim (daí as comparações com BrBa). É muito bom acompanhar o envelhecimento dos personagens ao mesmo tempo que envelhecem enquanto actores mas para Jax não se trata só da aparência física mas também da maturidade que ele adquire e das escolhas que ele tem de fazer para manter os SAMCRO de pé. Como já devem ter percebido, não esperem uma série onde tudo corre bem, onde não há mortes (às vezes até pelo erro mais pequeno ou por uma estupidez que podia muito bem ter sido evitada) ou pessoas feridas. Esperem sim uma abordagem bem estruturada ao mundo das ruas, às relações entre gangues diferentes e preparem-se para mergulhar nas aventuras do clube de motociclistas mais épico de todos os tempos, até porque alguns dos actores da série são mesmo pertencentes a um verdadeiro clube chamado Hell's Angels.

Depois do vazio com que fiquei após acabar a série resta-me esperar pela spin-off já confirmada, de nome Mayans MC, que se vai focar, tal como o nome o diz, num outro clube que vemos muitas vezes em Sons chamado Mayans.

Vou agora deixar-vos duas das minhas escolhas musicais da OST de SoA, porque se há uma coisa em que as séries também são boas é a introduzirem-nos a novos artistas e a novas vozes. Foi em Sons que encontrei uma das melhores soundtracks que alguma vez ouvi em séries. Ambas as músicas podem ser ouvidas durante cenas cuja visualização não recomendo sem verem a série.






"When the time comes she needs to tell my sons who I really am. I'm not a good man. I'm a criminal and a killer. I need my sons to grow up hating the thought of me."

Sem comentários:

Enviar um comentário